AGÊNCIA MEGAFONE

 

Conheça agora o PROJETO MEGAFONE

A história da Agência Megafone

As ementas da disciplina de Novas Tecnologias da Comunicação dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do Centro Universitário de Maringá (Cesumar) tinham como foco questões teóricas. Quando houve uma mudança de professor, em 2004, a professora Ana Paula Machado Velho, que assumiu a disciplina, diagnosticou a falta de conteúdo prático, apesar da importância, cada vez maior, desse nicho do mercado de trabalho para os futuros jornalistas e publicitários. Informalmente, propôs aos alunos o desenvolvimento de um projeto que pudesse oferecer aos discentes pelo menos uma base de planejamento, redação e edição de produtos no suporte digital.
 
Nos primeiros dois anos com esta nova proposta (2005 e 2006), a metodologia do projeto sugeria o desenvolvimento de um site para uma entidade assistencial da cidade de Maringá. Os alunos definiam um “cliente” e, enquanto os grupos de jornalismo produziam o conteúdo, os de publicidade desenvolviam o layout. Para realizar esta última tarefa, contavam com a ajuda da professora Veridiana Duarte, da área tecnológica.

No entanto, notava-se que as discussões teóricas em torno da linguagem e da dinâmica do ambiente on-line não eram contempladas no projeto, o que, de certa forma, não atendia às necessidades de formação dos futuros comunicadores sociais. Viu-se que era preciso desenvolver um template¹, uma ferramenta que pudesse dar suporte à publicação, edição e postagem de matérias, respeitando as especificidades do texto, da diagramação e edição do webjornalismo. Desenvolver esta tecnologia, no entanto, mostrou-se uma conquista bastante difícil. Primeiro, pela indisponibilidade de professores para dedicação ao projeto e, ainda, pela falta de estrutura no sistema do Cesumar, que não tinha, num primeiro momento, condições de abrir-se à administração de profissionais que estivessem fora do Núcleo de Processamento de Dados da instituição. Questões de segurança.

Em 2006, uma porta se abriu. Um aluno de Jornalismo adequou uma ferramenta gratuita encontrada na Internet para dar suporte ao site da Rádio Universitária do Cesumar. Existia também um projeto interno da Rádio para criação de uma agência de notícias na web, até mesmo que pudesse subsidiar com pautas a produção de material radiojornalístico. Diante deste precedente, solicitou-se que o aluno adequasse esta mesma ferramenta para o processo didático-pedagógico da disciplina de Novas Tecnologias. Estava criado, então, o Projeto Megafone, que foi totalmente pensado, inicialmente, junto às turmas – matutinas e noturnas 2007 – de jornalismo e publicidade do Cesumar.

A Agência Megafone, então, passou a funcionar como o braço jornalístico do Portal da Rádio Cesumar. Além de ter acesso à programação da emissora e do mundo da música, quem acessa a página vai poder se inteirar das últimas notícias da cidade, com atualização diária.

Esta dinâmica teve início em 15 de agosto de 2007 e, aos poucos, vem sendo adequada pela equipe técnica do Megafone, que conta com os alunos Gutembergue Lima, Ricardo Andretto Fonseca e as professoras Ana Paula Machado velho e Veridiana Duarte. Esta última assumiu, em 2006, a disciplina de Novas tecnologias nas turmas de Publicidade e Propaganda. Além de dar apoio técnico ao template, também o utiliza como ferramenta didático-pedagógica. Está promovendo com os futuros publicitários um concurso para a escolha de um layout para o site e da logomarca do Projeto e, em seguida, irá trabalhar com o planejamento de campanhas, utilizando como objeto os eventos e projetos do Cesumar, além de ações de instituições filantrópicas e organizações não-governamentais e sem fins lucrativos.

Acredita-se que este modelo pode ser um trunfo de peso para a formação dos alunos de Comunicação Social, no que diz respeito à elaboração de produtos para o novo universo de comunicativo criado pela Internet ou, mais especificamente, pela Web. Por meio do Projeto Megafone quer-se promover, na verdade, um mergulho nos processos de pensar o jornalismo e a publicidade na Web, acrescentando à estrutura de organização das reportagens e campanhas o que o meio tem de específico: sua narrativa.

Aliás, o Megafone é uma das iniciativas do Grupo de Pesquisa em Comunicação Digital (Comandi), coordenado pela professora Ana Paula Machado Velho. A partir das pesquisas desenvolvidas pelo Grupo, acredita-se que, já em 2008, o site poderá contar com mais um aspecto importante da linguagem do ciberespaço: a multimidialidade. A proposta é encontrar a hipermidialidade (hipertexto + multimídia), um dos objetos mais importantes das investigações do Comandi.

Entenda o funcionamento da dinâmica da Agência

Conheça a história do projeto

 



AGÊNCIA MEGAFONE - Notícias de Maringá, Economia, Ciência e Tecnologia, Cultura, Esportes e Opinião